O Engenheiro de Transformação Social

Qual será o papel de um Engenheiro de Transformação Social?

Estes profissionais serão esposáveis por resolver alguns problemas complexos, mas dos quais o Arquitecto de Transformação Social se abstém, e porque se abstém? porque a discussão sobre as ideias ao nível da arquitetura não deve ficar bloqueada ou refém de alguns pormenores de ordem técnica, pormenores esses que podem ser bastante discutidos e negociados numa fase posterior à aceitação da ideia.

Assim a título de exemplo, vamos falar da moção que escrevi sobre Habitação, a Moção Mais Habitação.

Nesta moção eu escrevi o seguinte:

“Haverá tokens de categorias diferentes, assim para cada edifício ou para cada empreendimento o valor do metro quadrado deverá ser refletido no preço do token. Desta forma ajusta-se o valor ou custo de construção a cada projeto de construção.”

O que isto quer dizer? Basicamente haverá escalões de preço para o metro quadrado.

Então será preciso haver a definição de critérios para o valor e preço associado a cada uma destas categorias, critérios como a qualidade da construção, a eficiência energética da habitação, a vista para o rio ou para a serra, ou se não tem vista nenhuma, porque em frete está um bloco de prédios que nada permitem ver.

Critérios como a proximidade ao centro da cidade, aos transportes públicos, entre outras tantas dezenas de critérios que podemos listar, no fundo alguns destes são já usados pela autoridade tributária para calcular o valor o IMI.

No entanto estes critérios e o agrupamento dos mesmos, a valorização qualitativa de cada um etc, pode e deve ser definido por um Engenheiro de Transformação Social (ETS). Estes são alguns dos técnicos superiores que trabalham já para o Estado e para as Autarquias.

Neste exemplo da habitação talvez um misto de técnicos da máquina fiscal (especialistas em IMI) e técnicos dos departamentos de Urbanismo e Habitação que existem já nas 308 autarquias que existem em Portugal.

Assim uma taskforce destes “Engenheiros” poderá trabalhar para chegar a um consenso nacional sobre as ditas categorias e os critérios tidos em conta para classificar os imóveis nacionais de forma normalizada por todo o território nacional. Assim um token de categoria A ou B emitido pelo município de Setúbal poderia ser equivalente em valor e preço com outro token da mesma categoria na cidade de Castelo Branco o que facilitaria a mobilidade em território nacional das pessoas.

Muitas vezes boas ideias são bloqueadas por questões de pormenor como no exemplo apresentado, assim a discussão de alto nível ou de uma camada mais abstrata dos problemas e em particular das soluções propostas pode e deve ficar atrelada à questão da visão de transformação, de inovação que a solução proposta pelo Arquitecto de Transformação Social (ATS) quer colocar em cima da mesa.

Deve então o ATS assumir que a solução que propõe nem sempre trás todas as repostas, todos os pormenores definidos, pois tal documento seria por um lado muito grande e complexo, logo mais difícil de ser interpretado e entendido pelas pessoas, bem como por outro lado, há matérias especificas de domínios do conhecimento cientifico e técnico que não é suposto o ATS dominar, é preciso ter a humildade para deixar esses aspetos mais técnicos para os Engenheiros de Transformação Social e confiar na sua capacidade de resolver problemas, pois todos somos igualmente importantes para o processo de transformação social se manifestar.

Falta só falar dos Obreiros de Transformação Social (OTS) que são nem mais nem menos que os operacionais que vão no terreno operar as medidas em concreto, no caso da moção dada como exemplo serão os técnicos capazes de construir casas, desenhar as casas, selecionar os terrenos, etc etc, ou seja técnicos superiores e qualquer outra categoria profissional que seja necessária à implementação da Transformação idealizada na moção proposta.

Note que lhe chamei Engenheiros, não porque tenham todos necessariamente formação em engenharia, mas porque tem todos como missão resolver problemas muito específicos e devem ter o mindset de focar em soluções que sejam as melhores para garantir a justiça e permitir o crescimento e prosperidade de Portugal.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *